Cofinanciamento

Designação do projeto |

Moldes de ultra precisão para a indústria médica


Código do Projeto | CENTRO-02-0853-FEDER-044650
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | IMOPLASTIC - INDÚSTRIA DE MOLDES E PLASTICOS, LDA.
Data de aprovação | 09/07/2019
Data de início | 01/04/2019
Data de conclusão | 31/03/2021
Custo total elegível | 1.839.900,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 413.977,50 EUR
Síntese do Projeto:

A Imoplastic - Indústria de Moldes e Plásticos, Lda. é uma média empresa, com sede no concelho de Marinha Grande, que tem como principal atividade a Fabricação de moldes metálicos.

Com o presente projeto, o beneficiário pretende aumentar a capacidade do seu atual estabelecimento de forma a reforçar as competências técnicas e tecnológicas no desenvolvimento de micro moldes com aplicação na indústria médica, através de investimentos em equipamentos e software.

Face ao exposto, com o investimento proposto, em sistemas avançados de produção e informação, realidade aumentada e conetividade entre sistemas, equipamentos, produtos e pessoas para fabrico de micromoldes metálicos para a indústria de dispositivos médicos, a empresa espera diminuir a dependência da indústria automóvel e incrementar o volume de negócios direcionado para a área médica, contribuindo para diversificar os setores de atuação e consolidar a sua posição internacional.

Adicionalmente, importa referir que através do reforço de competências técnicas e tecnológicas no desenvolvimento e fabrico de moldes metálicos, a empresa espera conseguir responder às exigências dos nichos onde pretende atuar, i.e., indústria médica, em particular ao segmento de desenvolvimento e fabrico de micromoldes, pelo que a implementação do projeto, irá potenciar o desenvolvimento de atividades mais intensivas em conhecimento e com forte incorporação de valor acrescentado, contribuindo para fortalecer o seu posicionamento no mercado global.


Designação do projeto |

Reorientação internacional da IMOPLASTIC


Código do Projeto | POCI-02-0752-FEDER-042227
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | IMOPLASTIC - INDÚSTRIA DE MOLDES E PLASTICOS, LDA.
Data de aprovação | 20/03/2019
Data de início | 01/02/2019
Data de conclusão | 31/01/2021
Custo total elegível | 464.260,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 208.917,00 EUR
Síntese do Projeto:

A IMOPLASTIC pretende diminuir a dependência da indústria automóvel e incrementar o Volume de Negócios direcionado para a indústria médica, contribuindo para diversificar os setores de atuação e consolidar a sua posição internacional. A aposta nesta indústria foi alavancada pelo desenvolvimento de alguns projetos relacionados com a área, permitindo identificar o potencial da Promotora para o desenvolvimento e fabrico de moldes técnicos para esta indústria.

Através do presente projeto de investimento, o Promotor visa i) dinamizar de forma mais intensiva a sua ação comercial junto da indústria médico-farmacêutica, ii) potenciar a sua atuação junto de nichos de mercado de alto valor acrescentado, de grande exigência e com características particulares, e.g. indústria médico-farmacêutica, por forma a garantir à empresa um posicionamento competitivo, iii) fortalecer a sua área comercial, apostando em novas dinâmicas internacionais, através do marketing digital e do outbound marketing, fomentando a sua atuação junto da indústria médica, iv) especializar-se ao nível do desenvolvimento e fabrico de moldes de ultra precisão (micromoldes) para dispositivos médicos, uma vez que a aquisição de competências neste âmbito (por exemplo ao nível da rugosidade de acabamento) permite ainda atuar em áreas distintas, e.g. microeletrónica, o que se apresenta como uma oportunidade de negócio, v) reforçar as suas capacidades de gestão organizacional, através da implementação de ferramentas que lhe permitam gerir e quantificar de forma eficiente os processos produtivos e organizacionais (i4.0, conetividade, realidade aumentada, sensores avançados e IoT), com o intuito de fornecer ao cliente o melhor produto/serviço, diferenciando-se da concorrência.