O projeto 47242-ProM4Prod visa descobrir, analisar, prever e otimizar os processos de negócio de fabrico, incluindo as suas atividades, recursos e dados inerentes. Para tal utilizar-se-ão as técnicas de Process Mining sobre uma base de dados de produção. Contudo, para que este sistema inteligente possa funcionar ao longo do tempo e com aprendizagem constante é necessário dispor de um sistema de informação de suporte à gestão que permita recolher a informação sobre o que se passa efetivamente em cada momento, i.e., o estado real dos processos, bem como do planeamento efetuado previamente. Com esta informação, e definindo os objetivos de desempenho através de Key Performance Indicators (KPIs), será possível tomar decisões, quer para melhorar os processos existentes, quer para suportar decisões no planeamento e respetivas alterações recorrentes.
O consórcio promotor é constituído por 4 empresas SETWIN - SOLUTIONS, LDA, HLINK - REDES E SOFTWARE INDUSTRIAL LDA, IMOPLASTIC - INDÚSTRIA DE MOLDES E PLASTICOS, LDA. e STREAMVALUE CONSULTING, LDA. e por 1 entidade não empresarial, INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA, reunindo as competências técnicas e científicas para o desenvolvimento do mesmo.
A IMOPLASTIC pretende diminuir a dependência da indústria automóvel e incrementar o Volume de Negócios direcionado para a indústria médica, contribuindo para diversificar os setores de atuação e consolidar a sua posição internacional. A aposta nesta indústria foi alavancada pelo desenvolvimento de alguns projetos relacionados com a área, permitindo identificar o potencial da Promotora para o desenvolvimento e fabrico de moldes técnicos para esta indústria.
Através do presente projeto de investimento, o Promotor visa i) dinamizar de forma mais intensiva a sua ação comercial junto da indústria médico-farmacêutica, ii) potenciar a sua atuação junto de nichos de mercado de alto valor acrescentado, de grande exigência e com características particulares, e.g. indústria médico-farmacêutica, por forma a garantir à empresa um posicionamento competitivo, iii) fortalecer a sua área comercial, apostando em novas dinâmicas internacionais, através do marketing digital e do outbound marketing, fomentando a sua atuação junto da indústria médica, iv) especializar-se ao nível do desenvolvimento e fabrico de moldes de ultra precisão (micromoldes) para dispositivos médicos, uma vez que a aquisição de competências neste âmbito (por exemplo ao nível da rugosidade de acabamento) permite ainda atuar em áreas distintas, e.g. microeletrónica, o que se apresenta como uma oportunidade de negócio, v) reforçar as suas capacidades de gestão organizacional, através da implementação de ferramentas que lhe permitam gerir e quantificar de forma eficiente os processos produtivos e organizacionais (i4.0, conetividade, realidade aumentada, sensores avançados e IoT), com o intuito de fornecer ao cliente o melhor produto/serviço, diferenciando-se da concorrência.